quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O diagnóstico da toxoplasmose

11 de maio de 2009
O diagnóstico toxoplasmose


Começando hoje a registrar postagens nesse longo (espero) diário vivido por nós, mamãe, papai e Luana Sara. Temos várias finalidades para este blog: informar às pessoas sobre a toxoplasmose na gravidez, apresentar uma história de amor pleno e incondicional, descrever momentos maravilhosos da vida de nossa jóia rara Luana, bem como momentos difíceis passados por todos nós e também fazer desse diário um aliado para renovarmos nossas forças.

Descrever os sentimentos vividos é difícil, acho que com o tempo vou aprender a expressar-me melhor no blog.

Começarei tentando contar um pouco sobre como soube da toxoplasmose na gravidez. Vamos lá...

Embora tudo tenha ocorrido há três anos atrás, lembro-me bem desse dia complicado (dia que descobri que estava com toxoplasmose -11/05/2009), que marcou toda uma trajetória, diferente da que tínhamos em mente até então.

Um dia antes, dia 10 de maio, tinha tido uma festinha na casa da avó do Fred (meu esposo e pai da Lulu). Eu estava super feliz! Carregava dentro de mim um ser, pequeno, frágil, dependente. Estava festejando também! Era domingo, meu 1º dia das mães! Havia 5 meses que me sentia assim: mãe. Apesar de não ter nascido, minha filha, a qual já chamávamos de Luana, era quem comandava a minha vida e minhas decisões. Tinha tantos planos para ela.... "Cresce coração que a mamãe está a sua espera, ansiosa"...Era o dia mais feliz de toda minha gestação e o dia em que antecedeu todo um drama angustiante...

No dia 11 de maio estava na Locadora de Vídeo, da qual Fred era proprietário, pesquisando na internet sobre as semanas de gestação que estava, quando resolvi consultar o resultado de um exame que havia feito. Na verdade eram dois: glicemia e toxoplasmose. Confesso que estava preocupada com o tal do diabetes gestacional e, logo que comparei o resultado com os valores de referência, fiquei aliviada. "Ufa!! Que bom!!"-expressei-me.

"Opa!" "Peraí". Vamos ver este outro exame aqui de...sei lá...uma tal de toxoplasmose...Nossa! Parece positivo. É positivo.

Lembro que pesquisei no Google sobre toxo na gestação e comecei a ver a gravidade que estava me ocorrendo. Abri um, dois, três, muitos sites...todos continham informações horrendas sobre a doença. Com toda preocupação e cuidados que sempre dispensei à gravidez, saí correndo para o obstetra, lá no IPSEMG. Ele me atendeu e confirmou se tratar de doença grave e pediu novos exames. Corri contra o tempo, repeti o exame. Agora, em clínica particular. Novamente positivo. Meu Deus, o que está acontecendo?

Um comentário:

  1. Mirian no meu caso so soube q tinha toxoplasmose com 50 dias de nascimento da bruna,ela veio de 32 semanas e nao deu tempo de descobrir dentro da barriga,mais deus foi providente e colocou ela no mundo pra podermos tratar ela...Foi uma agonia imensa nao saber oq tinha minha bebe,oq tinha acontecido com uma gravidez tao saldavel e tao esperada,mais enfim naqele momento nao qeria saber de nada qeria so minha filha do geito q Deus havia me mandado qeria so cuidar dela...Hj a bruna esta com 4 anos e é uma criança muito esperta e feliz,faço o possivel e o impossivel pra vela feliz,cada detalhe é uma vitoria comemoramos cada sorriso cada gaitada pois na verdade a Bruna é a nossa Vitoria....Nara Rubia de castro santos....

    ResponderExcluir